Agenda da presidente

SinPRF-GO e Unimed discutem índice para reajuste dos planos de saúde
Atividades de 27/04 a 27/04

SinPRF-GO e Unimed discutem índice para reajuste dos planos de saúde

Compartilhe

O Diretor-Presidente do SinPRF-GO, Paulo Afonso, se reuniu na última quarta-feira (27/04), na sede do Sindicato, com o advogado do SinPRF-GO, Dr. Erlon, e com o representante da Unimed-Goiânia, Sr. Sérgio, para tratar do reajuste do plano de saúde que, por contrato, incide no mês de maio de cada ano.

Na reunião, o SinPRF-GO propôs o índice da ANSS, de 13,55%, ressaltando que na atual circunstância, principalmente pela defasagem salarial da categoria, de forma alguma poderia ultrapassar este índice. A Diretoria do Sindicato afirma que não está disposta a ceder nessa proposta final.

O representante da Unimed ficou de apresentar a proposta do Sindicato à Diretoria da Cooperativa e dar um retorno o mais rápido possível.

É importante informar aos usuários que o reajuste, qualquer que seja o índice, deveria ser implementado já na mensalidade de maio, no início do próximo mês. Contudo, se a negociação se prolongar após o próximo mês, o SinPRF-GO terá que cobrar o retroativo dos meses subsequentes.

Breve histórico das negociações

A primeira reunião para definir o reajuste do plano de saúde Unimed-Goiânia foi realizada em fevereiro, quando a representante da Unimed entregou um relatório com a utilização do plano para todos os usuários. No documento constava os valores dos últimos 12 meses, com uma sinistralidade de 118%, ou seja, segundo o relatório a despesa com pagamento dos procedimentos médicos, exames e outros superaram a receita proveniente das mensalidades dos usuários em 18%.

Mediante o argumento de que a sinistralidade não deveria atingir 80%, a Unimed apresentou uma proposta de reajuste de 32% de aumento nas mensalidades do plano.

De imediato, a proposta foi repudiada pelo Sindicato. Após argumentações de ambos os lados, ficou definido que o Sindicato enviaria uma contraproposta, o que foi feito por meio do advogado, propondo 10% de reajuste.

Posteriormente, a Unimed propôs um reajuste de 25% e o SinPRF-GO novamente fez uma contraproposta de 13,55%, índice autorizado pela ANSS.

Fonte: SinPRF-GO