Agenda da presidente

Diretor-Geral da PRF visita a Superintendência de Goiás
Atividades de 20/04 a 20/04

Diretor-Geral da PRF visita a Superintendência de Goiás

Compartilhe

Na última sexta-feira, dia 20/04/2018, o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias, visitou a Superintendência de Polícia Rodoviária em Goiás – SRPRF-GO.

Em sua fala o Diretor-Geral enfatizou as conquistas realizadas neste primeiro ano de sua gestão, ressaltando que no início foi mais difícil por conta do contingenciamento do orçamento da União, contudo, disse que essa realidade mudou em virtude dos trabalhos realizados pela PRF, principalmente na Operação Égide.

Informou que para o ano de 2018 o orçamento para a Instituição será recorde e que devido a isso será um possível construir várias edificações em praticamente todas as Regionais, assim como reformas em outras, melhorando as condições de trabalho dos servidores. Também informou que já foram compradas centenas de viaturas e que pretende comprar ainda mais a fim de renovar toda frota da PRF.

Disse que reconhece que todas essas conquistas se devem ao trabalho de cada servidor, e que sabe que devido ao baixo efetivo esses servidores estão “sangrando”, mas que são compromissados e que apesar de tudo estão fazendo o possível para desenvolver suas funções com excelência. Que sabe que o maior problema da Instituição é o baixo efetivo e que está fazendo gestões junto ao governo federal para ampliar o número de vagas para o próximo concurso.

O Presidente do SinPRF-GO, usando a palavra, disse que reconhece o bom trabalho desenvolvido pela atual gestão mais que, como o próprio DG afirmou, o efetivo está extenuado demasiadamente, principalmente os que atuam na área fim. Ressaltou que o Sistema Sindical em paralelo com a Administração da PRF também está atuando no parlamento e governo para sensibilizar sobre essa necessidade de ampliação dos quadros de servidores da PRF o mais breve possível.

Reafirmou que a Diretoria do SinPRF-GO continuará a atuar em todas as searas, seja sindical, administrativa ou judicial em busca de soluções. Que apesar de a justiça em primeira instância não ter concedido a liminar para não enviar servidores para outras Unidades da Federação por conta do baixo efetivo em todas essas localidades, já recorreu desta decisão e fará o possível para que tenha êxito nesta ação.

Por fim, o Diretor-Presidente do SinPRF-GO reiterou mais uma vez que o DPRF aceitasse as sugestões do sistema sindical para amenizar os problemas advindos do envio de servidores para operações em outros Estados, quais sejam, aumento da pontuação do SISNAR para voluntários, melhor pontuação para efeito de progressão funcional, férias, etc. Dessa forma, apesar de saber que o problema do efetivo continuaria, pois se teria que enviar os PRFs, quem fosse estaria mais estimulado a realizar suas funções, sendo uma forma de compensação.

O Diretor-Geral disse que para resolver a questão definitivamente é necessário o aumento do efetivo e lembrou que até o final deste ano quase dois mil servidores terão todos os requisitos para se aposentarem. Reiterou que isso é mais um argumento para a ampliação do número de vagas no concurso. Enquanto isso cada Superintendente deveria fazer suas adequações para amenizar os problemas, a exemplo de outras regionais. Também, afirmou que o caça-talentos para PRFs do Rio de Janeiro que atuam em outros Estados poderá atenuar o envio de servidores para a Operação Égide.

Em síntese, esse foi o resultado da reunião com o Diretor-Geral.

O Sistema sindical e a Administração buscam, na maioria das vezes, o mesmo resultado, todavia, mesmo reconhecendo que o Sistema Sindical tem mais liberdade de ação do que os gestores da Instituição, pois estes têm as diretrizes governamentais a cumprir, entendemos que fora isso os gestores podem acatar determinadas sugestões o que, como já dito acima, poderia amenizar os problemas.

Assim, prezados colegas, o SinPRF-GO continuará a tentar de todas as maneiras solucionar as questões apresentadas. Buscando o diálogo quando possível e outras alternativas caso necessário.

Diretoria SinPRF-GO