Atividade Sindical

Reajuste das mensalidades do plano de saúde da UNIMED-GOIÂNIA
Postado em 25/03/20

Reajuste das mensalidades do plano de saúde da UNIMED-GOIÂNIA

Compartilhe

Prezados colegas,

 Informamos que após negociação, fechamos o índice de reajuste das mensalidades do plano de saúde da UNIMED-GOIÂNIA. Relataremos em síntese como ocorreu a negociação este ano.

Iniciamos a negociação no início de fevereiro, sendo que a Unimed apresentou relatórios gerenciais de utilização dos planos que indicaram uma alta sinistralidade (diferença entre a receita das mensalidades e as despesas da UNIMED) de 98,66%. 

Lembramos que a negociação de planos coletivos não possui índice máximo regulado pela ANS – Agência Nacional de saúde Suplementar, valendo a negociação entre as partes. 

A operadora trabalha sobre o índice de sinistralidade para buscar o equilíbrio do contrato. A Unimed informa que um plano equilibrado é aquele cuja sinistralidade está em torno de 70% (setenta por cento). 

Após a apresentação de propostas e contrapropostas, a Unimed propôs o índice de 7,42% (sete, vírgula quarenta e dois por cento). 

O índice autorizado pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar - ANS para pessoa física, no período de maio de 2019 a abril de 2020, foi de 7,35% (sete, vírgula trinta e cinco por cento).

O índice proposto pela Unimed após negociação de 7,42% (sete, vírgula quarenta e dois por cento) foi aceito pela Diretoria Executiva do SINPRFGO.

O referido índice será aplicado de forma linear aos planos de saúde mantidos pelo sindicato junto à Unimed, sendo que o serviço de SOS, cujos reajustes são negociados à parte não sofrerá aumento, ficando o índice em 0% (zero por cento). 

Desta forma, a partir do mês de maio/2020 os planos sofrerão o reajuste de 7,42%. Os valores reajustados já começam a ser cobrados a partir do segundo dia útil de maio. 

OBSERVAÇÃO: Lembramos a todos os filiados que, com a conclusão da negociação, abre-se a janela para novas adesões sem carência. Essa janela ficará aberta até 20 de abril. 

Atenciosamente, 

Diretoria do SINPRF-GO